Esclarecimento sobre as Alterações ao YouTube Partner Program

Olá Thumbers!

Por esta altura, certamente que (quase) todos já tiveram conhecimento das alterações que o YouTube publicou no passado dia 16 de Janeiro ao seu Programa para Parceiros (YouTube Partner Program).

Se não viram, o post original do YouTube está aqui.

Na prática, o YouTube requer agora mínimos de tempo de visualização (4000 horas nos últimos 12 meses) e de subscritores (1000) para um canal ser elegível para o YouTube Partner Program e assim poder rentabilizar os seus vídeos.

Se as DUAS condições não forem cumpridas, o canal deixa de ter anúncios nos seus vídeos.

A diferença entre esta alteração e as alterações que o YouTube tem aplicado ao YouTube Partner Program nos últimos anos é que, desta vez, afecta TAMBÉM os canais que já estavam dentro do YPP. Agora, os canais que não cumprem estas requisitos, deixam de pertencer ao YouTube Partner Program.

Um outro aspecto é que esta alteração afecta também os canais que estão associados a uma Network no YouTube. Os canais que não reunirem estes requisitos vão ser desvinculados das respectivas Networks no dia 20 de Fevereiro.

A Thumb Media é naturalmente alheia a esta decisão do YouTube e sabemos que por causa disto, muitos canais que estão connosco há muito tempo vão ser desvinculados da rede nessa altura.

Naturalmente, temos vindo a conversar longamente com o YouTube para que o menor número possível dos nossos canais seja afectado. Iremos actualizar esta informação se houver alguma alteração.

Entretanto, estamos internamente a considerar todas as possibilidades para encontrarmos uma forma de continuarmos a ajudar os canais no YouTube a produzirem o seu conteúdo com o maior apoio possível.

Desde o início que o YouTube assumiu um papel de motor criativo e de vanguarda para milhões de pessoas em todo o mundo. A possibilidade que a plataforma abriu a qualquer pessoa de publicar o seu conteúdo, partilhá-lo com o mundo e criar comunidades de pessoas com interesses comuns, revolucionou o mundo. Literalmente.

E isso – na sua essência – continua a ser válido. Isso não desapareceu. O YouTube continua a ser um lar para conteúdo que emociona as pessoas, informa, entretém e faz isso independentemente do tamanho do canal.
Em todo o mundo, acima da perspectiva de “ganhar dinheiro”, esteve sempre a paixão pela criação de vídeos e a partilha dessa paixão com os outros.

A Thumb Media revê-se nesta paixão. Estamos comprometidos com este princípio e temos isso como Missão.

Assim, e apesar do impacto negativo que esta alteração tem, vemos a medida como globalmente positiva, uma medida que vai ajudar a plataforma a melhorar.

Como é que podes verificar se o teu canal reúne as condições?

  • Vai a youtube.com/analytics e faz login com o teu canal;
  • Quanto a subscritores é simples – tens que ter mais de 1000;
  • No canto superior direito, altera o filtro de datas de “Últimos 28 dias” para “Últimos 365 dias”;
  • Verifica o total de minutos no quadro “Tempo de Visualização”. Se for inferior a 240 mil minutos, o canal não cumpre as regras do novo YPP e por isso vai:
    – Perder a possibilidade de rentabilizar vídeos
    – Ser desvinculado da Thumb Media no dia 20 de Fevereiro

Iremos manter esta questão na nossa primeira linha de preocupações e manter-vos informados de novidades através das nossas redes sociais.

 

Se ainda não nos seguem, estamos aqui:
Twitter | Instagram | Facebook