Perguntas e Respostas

As networks são empresas que, prestando um serviço terceirizado ao YouTube, agregam canais de vários estilos ou segmentos para organizá-los e proporcionar aos seus criadores uma combinação de suporte, estrutura e remuneração melhor do que aquela que o próprio YouTube poderia oferecer.

O YouTube é famoso por ser impregnado de bugs e áreas herméticas para a maioria das pessoas, e entrar em contato com o YouTube em geral é uma coisa complicada e demorada. Ao fazer parte de uma network, esse contato é facilitado, o que pode ser crucial para resolver os teus problemas.

Sim, a Thumb Media oferece-te apoio personalizado ao teu canal. Quer seja por e-mail, por secções como esta no nosso site, ou mesmo através das nossas redes sociais, onde tentamos ao máximo distribui o conhecimento que temos sobre YouTube.

Bem, a primeira coisa que tens a fazer é entrar em contacto connosco. Depois de falarmos, esclarecermos todas as dúvidas e chegarmos a um acordo, tratamos do processo de adesão à rede, que normalmente tem 3 passos:

  1. Assinar o acordo de Parceria Thumb Media – é assinado por ti e por nós;
  2. O teu canal é adicionado ao Content Management System (CMS) da Thumb Media no YouTube;
  3. Continuar a fazer vídeos espectaculares para o teu canal do YouTube!

Não, nunca! Tu vais manter todo o controlo de tudo o que pões no teu canal e desde que sigas as regras do YouTube, por nós tudo bem! Queremos que sejam os criadores dos vídeos a terem o controlo. Claro que, se precisares de alguma coisa, ideias ou apoio para alguma coisa que queiras fazer, estamos cá para ajudar!

Tu continuas a manter todo o controlo, nada vai mudar. Se quiseres apoio e recursos gráficos, podemos dar uma ajuda, sem stress! Mas o controlo nunca deixa de ser teu!

Claro! Queremos ter transparência total e por isso vamos dar-te acesso a toda a informação!

Não há nenhuma alteração no ciclo de pagamentos quando entras na Thumb Media. Se já és parceiro do YouTube e entras a meio do mês não vais perder nada. Vais receber um pagamento do YouTube até à data em que entraste e depois o resto dos dias desse mês recebes da Thumb Media. A Thumb Media faz os pagamentos nos primeiros 5 dias do mês seguinte ao ciclo de pagamento do mês anterior.

Para já, podes receber por PayPal, ou transferência bancária, como preferires. Se tiveres outras ideias para formas de pagamento diferentes, fala connosco. Podemos sempre analisar alternativas! Acima de tudo, o importante é falarmos!

Não! Nunca te vamos pedir a password, nem vamos precisar de entrar na tua conta.

Achas? Nem pensar! Tu tens todo o controlo, tanto no que postas como nos comentários, likes, favoritos, etc.

Cada caso é um caso, nada é garantido. Por isso mesmo é que começamos sempre por uma conversa contigo. O que fazemos depois é – se quiseres, claro – ajudar-te a desenvolver a tua rede e alcance no YouTube e a aumentar o número de fãs, e aumentar o teu número de visualizações.

Sim, a Thumb Media trabalha actualmente com a Channel Meter. 

Às vezes, tens uma ideia, mas não os recursos para colocá-la de pé. Uma network pode, quando conveniente, ajudar na produção de um projeto, alocando os mais diversos recursos.

A Thumb Media oferece-te a possibilidade de monetizares o teu canal através da reprodução de anúncios nos teus vídeos (os básicos do youtube). Para canais com uma maior visibilidade, a Thumb Media vai ainda buscar publicidade activamente ao mercado português, dando a estes youtubers a oportunidade de trabalharem com as maiores marcas do país em campanhas publicitárias.

CPM significa Custo Per Mille (cost per mille) e é na verdade uma estatística criada para anunciantes e não para criadores. CPM é a quantia que um anunciante paga para ver os seus anúncios serem reproduzidos 1000 vezes em vídeos. Mas não basta o anúncio estar no vídeo para ser monetizado. Um anúncio só é monetizado se for visto durante mais de 30 segundos e só ai a visualização onde ele se insere passa a ser considerada como impressão, ou visualização monetizada.

Por isso é que a estatística mais relevante para o criador é o RPM (retorno per mille), que é a quantia que um criador ganha por cada 1000 impressões (ou visualizações monetizadas). Só que, para confundir um bocadinho as coisas, o YouTube refere-se ao RPM como CPM efectivo, cuja sigla é eCPM.

É altamente aconselhável utilizar, no cálculo das receitas, o número de visualizações monetizadas (que o youtube disponibiliza) e não o número de visualizações totais.

Para calcular o eCPM, basta dividir a receita pelo número de visualizações e multiplicar por mil.

O que é que determina o CPM?

  • A sazonalidade: se a demanda por anúncios por parte dos anunciantes for grande, então o canal vai beneficiar de um maior CPM. Por exemplo: é normal ter um CPM mais alto em Dezembro, que é quando os anunciantes estão a investir forte e feio em campanhas de natal. Já o contrário acontece em Janeiro, por exemplo.
  • As características do canal: basta pensar que, quando os anunciantes decidem comprar publicidade, eles têm ao seu dispor um leque de escolhas relativas aos canais onde querem pôr a sua publicidade. Quanto mais compatível um canal for com as características que os anunciantes procuram, maior será o seu CPM.
  • Tipo de anúncio: Alguns anunciantes escolhem pagar por mil visualizações, outros escolhem pagar apenas quando uma visualização resulta numa acção (como clicar no anúncio). Estas diferenças estão contempladas nos vários tipos de anúncios que se seguem.

Não. Enquanto o pedido de desvinculação estiver pendente, o YouTube não nos deixa adicionar-te à nossa rede. Para tal, tens de estar completamente desvinculado.